Apuama

1st Brazilian-German Workshop on Composite Products from Alternative Lignocellulosic Resources

This document was published at University Hamburg Open Access on June 06, 2018.
Schmidt, G., Gauss, C. (2018). 1st Brazilian-German Workshop on Composite Products
from Alternative Lignocellulosic Resources. Workshop report. March 5-9, 2018, Hamburg.
40p. DOI: 10.25592/oa3245972.
Weblink: https://www.oa.uni-hamburg.de/publikationen/publications/3245972

No período de 5 a 9 de março de 2018, foi realizado o evento “1st Brazilian-German Workshop on Composite Products from Alternative Lignocellulosic Resources“, nas dependências da Faculdade de Zootecnia e de Engenharia de Alimentos (FZEA), da Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga. O evento contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Hamburgo, Alemanha, e de representantes da UNESP e da UNICAMP, além de vários interessados do setor produtivo.
Dentre as matérias-primas vegetais passíveis de interessarem às indústrias, destacaram-se várias fibras e, dentre elas, principalmente o bambu. Por sua facilidade de plantio e de rusticidade o bambu seguramente terá cada vez mais a atenção do setor produtivo. Dessa forma, foi de grande importância o citado evento visando divulgar as possíveis aplicações do bambu, desde o fornecimento de fibras engenheiradas para a fabricação de compósitos, assim como para utilização na indústria alimentícia.

 

Download

Final Report-BRALECOMP

 

 

 

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed