Apuama
Curso Design de Interiores e Movelaria com Bambu

Bambu: Curso Design de Interiores e de Movelaria

O bambu é uma planta que apresenta múltiplas possibilidades de aplicação. Dessa forma, torna-se importante que conhecimentos sobre a forma de utilização desse material sejam disseminados no Brasil.

O Instituto Pindorama é fundamentado na filosofia védica. Trata-se de um crescente grupo de pesquisadores, agrônomos, professores, comunidades e voluntários dispostos a orientar a criação de abundância, saúde e trabalho eficiente, com proteção tanto da natureza quanto de investimentos sustentáveis.O Instituto promove oficinas práticas para que os participantes aprendam as diferentes técnicas necessárias para a movelaria com bambu em sua forma natural ou laminada.

Facilitador do Curso

Rafael Gonçalves, Gestor Ambiental, com experiência em marcenaria com bambu e coordenador e professor da Bambuzeria no Instituto Pindorama. Formado em Construção de Estruturas em Bambu, ministrado pelo Joerg Stamm, construtor da Green School of Bali.

Data

21 e 22 de Janeiro 2017

Programação Curso Básico

1º dia

09:00 – Roda de Apresentações
09:30 – Aula Teórica/Prática
12:30 – Almoço Vegetariano
14:00 – Aula Teórica/Prática
16:30 – Lanche
17:00 – Aula Teórica/Prática
19:00 – Jantar
20:00 – Exibição de Filmes / Palestra
22:00 – Recolhimento e Apagar das Luzes

2º dia

06:30 – Despertar
07:00 – Prática Matinal* / Meditação
08:00 – Desjejum
08:30 – Aula Teórica/Prática
12:30 – Almoço Vegetariano
14:00 – Aula Teórica/Prática
16:30 – Lanche
17:00 – Aula Teórica/Prática
19:00 – Jantar e Encerramento do curso

Inscrições para o Curso Básico

Este curso de um final de semana que ocorre mensalmente no Instituto Pindorama é um curso introdutório com o seguinte conteúdo:Bambu: Morfologia, botânica, métodos de propagação, manejo, corte, secagem e tratamento.

  • Ferramentaria: Ferramentas manuais e elétricas para uso do bambu na marcenaria
  • Técnicas: Encaixes, embuchamento, tabiques, barra rosqueada, bambu laminado, curvamento do bambu e outras técnicas para uso do bambu na movelaria e Design de Interiores. Os alunos poderão levar para casa pequenos objetos que produzirem durante as aulas. Os móveis produzidos serão de propriedade do Instituto Pindorama e ficarão em exposição em sua sede.
Acesse o site

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

1 Comentário

  • O curso é online então posso fazer a distância pois resido Minas Gerais e por quanto sai o curso pagando avista de artesanato d moveis bambu

Most popular

Most discussed