Apuama

Bambu: Brotos e colmo jovem como alimento e ingrediente

Encontra-se disponível o arquivo sobre a palestra apresentada na FIESP – SP, no dia 25/08, pela Profa. Dra. Maria Teresa Clerici, da Faculdade de Engenharia de Alimentos – Unicamp.

Contando com a presença de diversas autoridades governamentais, dentre elas os ministros Gilberto Kassab e Blairo Maggi, o evento teve a participação de um grande número de pessoas interessadas nas potencialidades econômicas apresentadas pelo bambu.

Há muito tempo se conhece o potencial apresentado por algumas espécies de bambus para a produção de brotos comestíveis. Tal prática é utilizada desde tempos remotos em países asiáticos, principalmente na China, onde praticamente não existe uma refeição que não contenha entre seus componentes o broto do bambu.

Porém, ainda de forma experimental, o Grupo de Pesquisas em Alimentos da FEA – Unicamp, tem buscado a aplicação de outra matéria-prima proveniente do bambu – o colmo jovem. Sabe-se que à medida que o colmo de bambu envelhece, ele se torna mais duro, mais fibroso e mais resistente mecanicamente. No entanto, em uma etapa intermediária entre as fases de broto e de colmo maduro, existe uma idade ótima para a extração de amido e de fibras que podem ser destinadas à indústria alimentícia. Portanto, aquilo que seria um ponto fraco do bambu – a presença de amido em suas células parenquimáticas, com o inevitável ataque por parte do caruncho, pode tornar-se um ponto positivo, principalmente quando a extração do amido se encontra associada à produção de fibras mais tenras.

A equipe tem se dedicado à caracterização dessas matérias-primas extraídas do colmo jovem de bambu para fins alimentícios, já tendo testado com êxito a fabricação de massas e cookies.

Na palestra, a Profa. Maria Teresa abordou com muita propriedades as vantagens e os inconvenientes dessa nova atividade econômica vislumbrada para o bambu. Dentre os principais entraves, pode-se destacar a inexistência de plantações comerciais de bambu destinadas para a industrialização.

Acesse

maria-Teresa-Clerici- palestra-fiesp-nova

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed