Apuama

Bambu Laminado Colado em estruturas dobráveis

Estruturas flat foldable em Bambu Laminado Colado (BLaC) baseadas em técnicas de dobra e corte do origami e do kirigami

Uma nova possibilidade de aplicação do bambu foi apresentada na Unesp-Bauru. No dia 02 de setembro de 2016 ocorreu a defesa da Tese de Doutorado da candidata Thais Regina Ueno Yamada. A aluna do Curso de Design contou na banca Examinadora com a presença dos seguintes docentes: Roberto A. do Nascimento (Unesp – Bauru), Luis Carlos Paschoarelli (Unesp – Bauru), Marcos T. T. Gonçalves (Unesp – Itapeva), Antonio L. Beraldo (Feagri – Unicamp) e João Carlos P. da Silva (Unesp – Bauru).

Também participou do evento o Prof. Marco A. dos R. Pereira (Unesp – Bauru) – co-orientador da candidata. O trabalho foi intitulado “Estruturas flat foldable em Bambu Laminado Colado (BLaC) baseadas em técnicas de dobra e corte do origami e do kirigami”. A banca elogiou a apresentação oral da candidata, assim como o texto por ela apresentado, ricamente ilustrado. A candidata foi aprovada e incentivada a continuar nessa linha de atuação que abre grandes perspectivas para a utilização do BLaC em diversos tipos de estruturas dobráveis.

O bambu laminado colado (BLaC) já vem sendo estudado  em diversos países, sendo que  no mercado brasileiro já existem várias aplicações desse material na fabricação de artefatos, principalmente originários da China. No entanto, o resultado dessa pesquisa da Unesp evidenciou a abertura de uma nova linha de trabalhos a partir do BLaC.

BLaC
BLaC

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

2 Comentários

Most popular

Most discussed