Ainda não existem no Brasil publicações específicas sobre o bambu, que contemplem suas características e aplicações. Apenas recentemente na Universidade Federal de Goiás começou a circular uma publicação voltada para o bambu, contemplando uma larga gama de investigações. Destacam-se aquelas voltadas para experimentos sobre a propagação, buscando obter protocolos específicos para determinadas espécies.
Atualmente, o que tem ocorrido é que os resultados das pesquisas sobre bambu acabam sendo diluídos em diversas revistas voltadas para as áreas: agrária (Revista Engenharia Agrícola, Unesp – Jaboticabal e Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, UFCG – Campinas Grande), florestal (Scientia Forestalis, USP, Piracicaba; Cerne, UFLA, Lavras e outras), ambiental (Ambiente Construído, UFRGS, Porto Alegre) e de engenharia civil (Materials Research, UFSCar). Então pode ocorrer que um assunto interessante sobre uma importante pesquisa sobre o bambu e seus derivados acabe diluído entre temas que não são de interesse para um determinado leitor.
Como forma de levar os conhecimentos ao mais variado público, alguns cursos tem sido oferecidos com certa frequência podendo ser citados: Ebiobambu, Bambu Mantiqueira, Nunes Bambu, Bamcruz, dentre outros. Além disso, eventos apoiados por prefeituras começam a ser disseminados, destacando-se aquele recentemente ocorrido em Ilhabela – SP. Existe possibilidade de que nesse mesmo local, um novo evento ocorra no final de 2019.
Também não pode ser negligenciado o importante papel desempenhado pelas universidades, no tocante às pesquisas com o bambu, cabendo ressaltar: Ghavami (PUC-RJ), Luís Eustáquio (UFMG), Marco Pereira (Unesp – Bauru), Juliana Cortez (Unesp – Itapeva), Lisiane Librelotto (UFSC), e também por mim conduzidos na Unicamp.
A palestra seguinte foi apresentada no ENSUS, evento organizado pela UFSC. Nela apresento minha trajetória ao estudar o bambu. Comento sobre a planta, suas características e aplicações. Dedico especial atenção ao tratamento preservativo dos colmos de bambu, assim como da utilização dessa matéria-prima em compósitos.
Parte 1/2
Parte 2/2
Envie comentário