Apuama

Potencial de espécies de bambu como fonte energética

O bambu é uma matéria-prima disponível e renovável. Dentre as inúmeras possibilidades de aplicações do bambu, destaca-se sua viabilidade para fins de produção de energia. No presente trabalho, os autores compararam as características energéticas de três espécies de bambus com híbridos de eucalipto, tendo observado,na maioria das propriedades avaliadas, o adequado desempenho do bambu.

Título

Potencial de espécies de bambu como fonte energética

Autores

Deborah Rodrigues de Souza Santos, Carlos Roberto Sette Junior, Macksuel Fernandes da Silva, Fábio Minoru Yamaji, Rogério de Araújo Almeida

Publicação

Revista Scientia Forestalis, v. 44 (111), setembro de 2016

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar as características da biomassa e do carvão vegetal das espécies Bambusa tuldoides, Bambusa vulgaris var. vittata e Dendrocalamus asper visando determinar o seu potencial para o uso energético. Para fins comparativos, foram utilizadas árvores de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla com 6 anos. A biomassa das espécies foi caracterizada (densidade básica, análise imediata, poder calorífico superior e densidade energética) e foi produzido carvão vegetal com taxa de aquecimento de 1,67 ºC.min-1 e temperatura final de 450 ºC para posterior caracterização (densidade básica, análise imediata, poder calorífico superior, densidade energética e rendimento gravimétrico). As espécies de bambu apresentaram características energéticas similares ou superiores em relação ao híbrido de eucalipto, exceto para os teores de materiais voláteis e de cinzas, indicando o seu potencial para o uso como fonte de energia.

Download

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed