Apuama

Bambu: Revista FAPESP – Anatomia Flexível

Matéria publicada na Revista FAPESP – Setembro de 2010

Considerada como o “Rei das Gramíneas”, no Brasil o bambu está muito próximo de alcançar um status ainda até a pouco inimaginável. No dia 28 de agosto, nas dependência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, será assinado um convênio entre os ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia com a EMBRAPII, visando o financiamento para o desenvolvimento de pesquisas e de negócios  relacionados ao bambu. Além dos ministros das referidas pastas, vários representantes do setor acadêmico e empresarial estarão presentes nesse importante e inédito evento.

No dia 29 de agosto, haverá a continuação do evento, com o deslocamento dos participantes para a cidade de Pardinho, próxima a Botucatu. Nesse local, encontra-se o Centro Cultural Max Feffer – a mais importante obra já construída em bambu no Brasil. Também nessa localidade encontra-se O Instituto Jatobás, sediado na Fazenda dos Bambus, uma iniciativa da Sra Betty Feffer, colaboradora em nosso livro “Bambu de Corpo e Alma”, agora em sua segunda edição.

A reportagem anexada, embora tenha sido realizada em 2010, ainda é atual, pois destaca os principais problemas que ainda impedem a larga disseminação de utilização do bambu no Brasil. Também apresenta a visão de acadêmicos sobre as possibilidades de utilização do bambu em nosso país.

 

Download

Bambu – Fapesp

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed