Apuama

Características Anatômicas

Características Anatômicas

Sob o ponto de vista anatômico, o que diferencia o bambu das madeiras é principalmente a ausência dos raios, o que indica uma maior dificuldade no momento de se efetuarem ligações entre peças de bambu,  devido à sua baixa resistência ao fendilhamento. De uma forma geral, na seção transversal de um colmo de bambu pode-se observar:

Feixes de fibras

Apresentam concentração de 70% nas camadas periféricas (próximas da casca) diminuindo gradativamente em direção às camadas internas (20%). São responsáveis pela resistência mecânica do bambu e pela proteção dos feixes de vasos. Em amostras polidas apresentam coloração amarronzada. Embora existam milhares de espécies de bambu no entanto, em termos de distribuição dos elementos anatômicos, essas espécies são agrupadas em apenas cinco tipos de arranjos, o que denota a dificuldade em identificar a espécie de bambu apenas pela análise de uma parte do colmo.

 

Células parenquimáticas

Servem de local de depósito para o amido, sendo mais concentradas nas camadas internas (cerca de 70%), diminuindo gradativamente em direção às camadas externas (20%). Essa última (casca) é a região naturalmente mais resistente ao ataque de insetos, pois apresenta elevado teor de fibras e baixo teor de células parenquimáticas. Em amostras polidas apresentam coloração amarelada, formando um tipo de tela de formato hexagonal. São responsáveis pela capacidade que o bambu apresenta de acomodar-se perante solicitações externas, tais como a pressão causada por ventos.

Vasos

São responsáveis pelo transporte de nutrientes. Contrariamente ao que ocorre com as madeiras (processo de formação do cerne, com posterior obstrução dos vasos por óleos-resinas), os vasos do bambu restam funcionais durante toda vida da planta. Apresentam maior dimensão quando estão localizados nas camadas internas da parede dos colmos, favorecendo a deposição de elementos químicos presentes nas soluções preservativas. No entanto, em termos de ocupação de área, a porcentagem ocupada pelos vasos do bambu é da ordem de 10%, ou seja, nas camadas externas aumenta significativamente a quantidade de vasos, porém o seu diâmetro é muito pequeno. Na observação de uma seção transversal do bambu, pode-se observar que os vasos ocorrem em grupos de quatro elementos, tendendo a serem obstruídos com o aumento da idade do colmo.

Most popular

Most discussed