Apuama

Características mecânicas

Características mecânicas

A despeito de sua reduzida massa específica aparente, o bambu é considerado um material de boa resistência mecânica, similar às madeiras de lei (duras). A maior dificuldade no estudo das propriedades mecânicas do bambu reside no fato de ter que adequá-lo aos procedimentos usuais para o ensaio aplicado às madeiras. Além disso, a quantidade e a localização dos nós modificam sensivelmente os resultados obtidos, por exemplo em um ensaio de flexão estática.

Compressão paralela às fibras

Peças curtas de bambu podem suportar tensões superiores a 50 MPa, enquanto que o concreto usual apresenta 30% desse valor. Além disso, enquanto que o concreto apresenta densidade superior a 2, o bambu apresenta 30% desse valor. Desse modo, se for considerada a resistência em relação à densidade (resistência específica) o bambu mostra-se muito mais eficiente do que o concreto.

Tração paralela às fibras

De uma forma um tanto exagerada atribui-se ao bambu o título de “aço vegetal”. No entanto, seu módulo de elasticidade é de cerca de 10% do aço convencional utilizado em construções situando-se em torno de 20 GPa. Cumpre destacar que cabos de bambus trançados oferecem resistência similar ao aço CA-25 (2500 kgf/cm2), pesando apenas 10% do metal. Tais cabos foram utilizados em antigas pontes pênseis chinesas, tendo servido de inspiração para as modernas pontes, tais como a Golden Gate, em San Francisco, USA.

Flexão estática

O bambu apresenta rigidez suficiente para que possa vir a ser utilizado em estruturas secundárias, na forma de treliças e vigas. Na Colômbia, Equador, Costa Rica e no Brasil foram desenvolvidos importantes projetos estruturais com o Guadua angustifolia. No entanto, obter ligação eficiente entre os  colmos é de crucial importância para a eficiência da estrutura, lançando-se mão da utilização de peças metálicas, plásticas, de madeira ou do preenchimento dos colmos com concreto ou argamassa.

Most popular

Most discussed