Apuama

Criada a Associação Brasileira do Bambu – BambuBr

No dia 20 de abril de 2018, nas dependências da Pontifícia Universidade de Campinas – PUCCAMP, foi discutido e aprovado o estatuto da Associação Brasileira do Bambu – BambuBr. Estiveram presentes representantes dos diversos setores envolvidos na pesquisa, utilização e comercialização do bambu. Foram também discutidas várias sugestões enviadas por pessoas interessadas no assunto, submetendo-se cada artigo do estatuto à aprovação da assembleia.

Posteriormente, efetuou-se a eleição, por meio de voto direto, dos membros da Diretoria da BambuBr, tendo sido eleitos, por unanimidade:

  • Presidente – Dr Elson de Araujo Montagno – Edulab, Campinas, SP;
  • Vice-Presidente  – Dr Antonio Ludovico Beraldo, Universidade Estadual de Campinas, SP;
  • Secretário Executivo – Christian Gauss, Doutorando, FZEA, Pirassununga, SP;
  • Secretária Suplente – Dra Cláudia Moreno Paro, Bambu Carbono Zero, São Paulo, SP;
  • Tesoureira Titular – Gabrielle A. de V. W. Okretic, Arquiteta, Campinas, SP;
  • Tesoureira Suplente – Juliana V. Becker, Arquiteta, Doutoranda, IAU-USP, São Carlos, SP;
  • Primeira Conselheira Fiscal – Raquel M. Reis, Administradora de Empresas, Adamantina, SP;
  • Segunda Conselheira Fiscal – Dra Maristela Gava, Professora da Eng. Madeireira, UNESP, Itapeva, SP;
  • Cons. Fiscal Suplente – Dra Juliana C. Barbosa, Professora da Eng. Madeireira, UNESP, Itapeva, SP.

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

13 Comentários

  • Bom dia!! Mas se a representação era para ser de areas diferentes, onde estão os bambuzeiros os maiores interessados do assunto e que abriram todo este caminho?pir exemplo a APROBAMBU tem alguma representaçào? E quem pagou para ser socio fundador foi consultado? Algum deles tem participação nesta diretoria? Vejo tantos grupos de Permacultura que suam a camisa utizar e divulgar o bambu.

    Att

    • Olá. Toda touceira de bambu começa com um pequeno grupo. Inicialmente, para atender aos aspectos burocráticos, tivemos que abrir a inscrição para um pequeno grupo; porém, a partir do registro em cartório, serão abertas novas inscrições para as demais categorias. Creio que em torno de 30 pessoas fazem parte do grupo inicial.

    • Prezada Cristina
      A BambuBR e a APROBAMBU estiveram presentes no evento realizado na FIESP, no dia 28/08. Contando com a presença dos ministros Kassab e Blaggi, além de diversas autoridades e entusiastas pelo bambu, o evento culminou com a assinatura de um documento contemplando o financiamento para a realização de pesquisas com o bambu no Brasil. Aguardamos a redação do documento para divulgarmos junto aos bambuzeiros.

  • Ola . Bom dia; Trabalho atualmente na área com artigos feitos com bamboo. São diversos trabalhos como móveis, e vários outros tipos de decorações, fiquei satisfeito em saber sobre esta associação. Sou da cidade de Itirapina interior de SP

    • Muito bom..tenho uma tia que reside em Itirapina…posso passar um dia para conhecer o seu trabalho, pois tb sou da região..Boa Esperança do Sul.

  • Grande passo para nossa causa. Parabéns pela energia em organizar a associação. Espero poder contribuir, mesmo que modestamente, para seu sucesso.
    Meus cumprimentos a todo os envolvidos.
    Ricardo Lacerda da Bambu Rico (Teresópolis/RJ)

    • Grato. Em breve, após o registro em cartório, serão abertas as inscrições para outras categorias de associados.

  • Bom dia professor Antonio, gostaria de fazer parte do grupo e também do grupo que visa estudar uma NBR na ABNT, sou Engenheira Civil e Mestranda e em Engenharia Mecânica, e estou estudando e pesquisando sobre o Bambu desde 2015, tenho a monografia na área do bambu, realizei um estudo das características mecânicas e físicas do Bambu aplicado como material construtivo.
    Participei do Bamboo Fest e conheci o senhor pessoalmente.

    • Olá…a próxima reunião provavelmente será em Goiânia. A seguir, a proposta da norma será submetida à aprovação por parte dos interessados.

  • Bom dia, Parabéns com louvor! Ao senhor Antonio e a todo seu grupo por essa iniciativa fantástica, brilhante essa iniciativa.
    Sou Arquiteta da área das Edificações Sustentáveis, sou apaixonada pelo Bambu, sou Goiana e na minha Terra existe milhares de Plantações de Bambu e precisamos de incentivos do Governo para a produção do Bambu, Escolas, cursos, Palestras e Eventos , a Legalidade, pois é maravilhoso esse material natural e de grande resistência para a Construção, e é Sustentável. Tenho várias ideias e projetos para o Bambu, mas aguardo profissionais treinados que saibam trabalhar o bambu e que não tenham preconceitos.
    Adorei essa noticia e essa associação, quero me associar em breve. Parabéns, muito obrigada por essa energia maravilhosa de distribuir sabedoria. Grande abraço, Karla Gomes.

    • Olá…existe um grupo de bambuzeiros muito ativos em Goiás…Roberto Magno, Prof. Rogério, Elson Montagno (EduLab)…em julho, ocorrerá em Goiânia uma reunião da ABNT para a norma de Estruturas de Bambu. Participe!

Most popular

Most discussed