Apuama

Ferramenta para corte de bambu na mata

Cortar colmos de bambu na mata não é uma tarefa tão fácil. Ou se utiliza um machado ou um facão, ou então uma moto-serra. No primeiro caso, o colmo pode ficar danificado devido às rachaduras produzidas, além do risco inerente à operação. Com a moto-serra a operação aparentemente fica mais fácil. No entanto, esse equipamento exige maiores cuidados do operador devido ao risco de acidentes. E é claro, existe o risco de que o sabre fique preso no colmo do bambu.

Neste video se apresenta um equipamento portátil para se efetuar o corte de colmos de bambu cuja operação é rápida e segura. No entanto, a demonstração foi feita com o corte de bambu Mosô (Phyllostachys edulis ou pubescens).

Não sei como seria para o caso de bambus de paredes mais grossas, tais como os Dendrocalamus e o Guadua angustifolia.

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

2 Comentários

Most popular

Most discussed