Apuama

Ferramentas específicas para trabalhar o bambu

O bambu ainda não é um recurso natural plenamente utilizado no Brasil, sendo que uma das grandes dificuldades encontradas pelas pessoas que desejam trabalhar com o bambu refere-se à falta de ferramentas específicas que levem em consideração as características anatômicas e físicas dessa matéria-prima disponível e renovável. De uma forma geral, em um primeiro momento são utilizadas ferramentas desenvolvidas exclusivamente para as madeiras – um material sólido, enquanto que os bambus geralmente são ocos. Como consequência, ocorre uma acentuada perda de matéria-prima, além de serem produzidos danos significativos nas peças trabalhadas. Dentre as diferenças anatômicas observadas entre a madeira e o bambu uma das principais refere-se à ausência de raios no bambu. Se por um lado tal fato facilita a obtenção de lâminas e de ripas, nas mais variadas espessuras, no entanto as rachaduras às vezes são indesejáveis e danificam significativamente a estrutura do bambu. Além disso, existem acentuadas diferenças entre as diversas espécies de bambu; algumas apresentam paredes espessas (bambus gigantes), com até 30 mm, na região da base do colmo, enquanto que em outras a espessura da parede é muito reduzida, alcançando apenas alguns mm. Dessa forma, uma mesma ferramenta pode ser adequada para ser utilizada com determinada espécie de bambu, mas não se mostra adequada para outra. Portanto, mais uma vez caberá ao artesão adequar as ferramentas disponíveis às especificidades da matéria-prima a ser utilizada. Também deve ser destacado que a camada externa dos colmos de bambu é constituída por uma capa dura que contém sílica – um material extremamente abrasivo; como consequência, observa-se um acentuado desgaste em ferramentas destinadas ao processamento do bambu.

O trabalho apresentado mostra uma série de ferramentas desenvolvidas especificamente para trabalhar com o  bambu, permitindo que suas principais propriedades sejam mantidas para as mais diversas aplicações possíveis.

Link

Tools, Small Technologies and Design for Bamboo Craft _

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed