Apuama

Guidelines on the Design and Construction of Bamboo Scaffolds

No presente momento, discute-se, no Brasil, a elaboração de uma Norma Técnica para Estruturas de Bambu. Para tal, vários pesquisadores, de diversas instituições de ensino, de pesquisa e profissionais liberais, tem se reunido bimestralmente nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo – SP. Espera-se que, em dezembro de 2018, a comunidade interessada nas aplicações do bambu possa ter acesso e opinar livremente sobre a pertinência e adequação dessa norma.

Portanto, a partir da aprovação da Norma, espera-se que os profissionais envolvidos com aplicações estruturais do bambu na construção possam a contar com um embasamento técnico para que, finalmente, o bambu possa vir a ser considerado um material de construção, obedecendo, para sua aplicação, critérios técnicos usualmente empregados para outros materiais, tais como, o aço, o concreto e a madeira.

Embora nosso país ainda esteja muito aquém, em termos de aplicações do bambu, quando confrontado com países asiáticos (China, Japão, Índia, Indonésia etc.) e alguns sul-americanos (Colômbia, Equador e Peru), a futura Norma pretende fornecer segurança aos usuários quanto à aplicação estrutural do bambu.

Devido à escassez de madeiras e ao elevado custo de materiais elaborados (aço e concreto), espera-se um futuro promissor para o bambu. Para tal, de grande importância se torna a regulamentação da Lei do Bambu (2011), seguida da aprovação de leis em nível estadual, de forma que o agricultor encontre amparo técnico para a implantação dos bambuzais.

Por essas razões, os profissionais relutam em propor a utilização do bambu em estruturas. Ainda não se encontra em vigor a Norma retrocitada, além de que não existe um mercado estabelecido para o suprimento de colmos de bambus padronizados e com garantia de um tratamento adequado contra os ataque de organismos xilófagos.

A seguir, apresenta-se um exemplo de um emprego “hightec”  do bambu – a regulamentação para a construção de andaimes de bambu em Hong-Kong.

 

Download

bamboo_scaffolds

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed