Apuama

IPEF lança guia para identificação do eucalipto

“Importadas” da Austrália, várias espécies de eucalipto foram testadas pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Seus principais usos foram gerar vapor para as locomotivas e fabricação de dormentes. Atualmente, várias espécies de árvores denominadas vulgarmente de “eucalipto” encontram-se espalhadas pelo território nacional. No entanto, embora pertençam ao gênero Eucalyptus, tais árvores podem apresentar características muito diferentes. Por este motivo a correta identificação das espécies para a aplicação no setor da celulose e papel, ou para fins energéticos é muito importante.

Visando suprir essa lacuna na identificação das espécies de eucalipto, será lançado no dia 14 de outubro de 2016, na ESALQ/USP em Piracicaba (SP), o livro “Eucalyptus no Brasil – Zoneamento Climático e Guia para Identificação” (ISBN: 98-901358-1-0), que contém mais de 500 ilustrações e mais de 50 mapas, apresentando 47 espécies comumente plantadas no país.

Este guia serve como ferramenta para produtor rural e urbanistas para identificação do eucalipto Brasileiro. O livro traz ainda informações relevantes na forma de gráficos, tabelas e mapas. Uma chave de identificação ajuda na identificação das espécies (com fotografias de folhas, flores, frutos, etc).

Autores e Edição

O livro será publicado pela Editora IPEF. A autoria é dos pesquisadores Thiago Bevilacqua Flores, Clayton Alcarde Alvares, Vinicius Castro Souza e José Luiz Stape.

Clayton Alvares informa que “desde o seu início, o livro foi desenvolvido com forte interação com o IPEF. Thiago foi estagiário do Instituto e atuou no projeto Teste de Uso Múltiplo do Eucalipto – TUME, e teve todo o suporte do IPEF, notadamente da equipe de sementes, e também do Grupo Florestal Monte Olimpo”.

Para adquirir o livro

http://ipef.br/publicacoes/guiaeucalyptus/adquirir.asp

Acesse o site

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed