Apuama

Manual da construção em bambu Guadua

Em diversos países da América Latina o bambu é uma das mais importantes matérias-primas destinadas à construção. Desde a época da colonização espanhola o bambu era de fundamental importância para as populações nativas da América do Sul, principalmente na Colômbia e no Equador. Sem dúvida, nestes dois países utiliza-se intensamente o bambu principalmente como substituto da madeira de construção – cada vez mais rara e mais cara. A principal espécie de bambu que ocorre naturalmente nesses países é o Guadua angustifolia Kunth, enquadrada em uma das melhores espécies para a construção. No Equador, essa espécie de bambu também é conhecida como “caña de Guayaquil”.
Dentre os principais pesquisadores latino-americanos sobre o bambu destaca-se o arquiteto Jorge Morán Ubidia. Mentor de um importante programa habitacional destinado à população de baixa renda – “Hogar de Cristo” – esse pesquisador sempre atuou na vanguarda do conhecimento sobre as aplicações do bambu na engenharia e na arquitetura. O manual ora disponibilizado aos leitores é uma obra didática, de fácil compreensão, destacando os principais aspectos a serem considerados em projetos estruturais com o bambu. O arquiteto Morán atuou durante muito tempo na Universidade Católica de Guayaquil tendo, inclusive, doado para essa instituição toda a sua vasta literatura sobre o bambu. Tais obras estão abrigadas em uma pequena construção feita em bambu.

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

2 Comentários

Most popular

Most discussed