Apuama

Palestra e Mini-curso sobre aplicações do bambu

No Acre, encontra-se a maior floresta natural de bambu do mundo, contemplando várias espécies pertencentes ao gênero Guadua. Dessa forma, esse importante evento buscou direcionar a atenção da comunidade científica para a exploração racional dessa imensa riqueza.

No período de 04 a 07 de dezembro, na Universidade Federal do Acre, promovido pelos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, ocorreu o Primeiro Encontro de Tecnologia de Produtos Florestais do Acre – TecFlorestal1.

Nos dias 05 e 06, 0 prof. Beraldo apresentou palestra e ministrou um mini-curso sobre o aproveitamento de resíduos de bambu na produção de compósitos à base de cimento Portland- Biokreto .

 


 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

2 Comentários

  • gostaria de saber como aproveitar o pó produzido no fabrico de espetinho de bambu,de que for transformá-lo
    em renda.

    • Prezado Romulo
      A utilização depende da quantidade de resíduos gerados. Mas, poderiam ser as seguintes aplicações:
      1. Compostagem – deixe secar ao sol e depois misture com terra e esterco;
      2. Combustível – queima direta ou após adensar o material. Coloque o pó em um cilindro vazado e faça a compactação. Se tiver uma prensa, o resultado sairá mais adequado;
      3. Se tiver conhecimento em construção, poderia fazer o Biokreto (veja Biomateriais no meu site). Peneire o material e trate as fibras em água quente ou em solução de cal. Depois, misture com cimento e areia para fazer pisos, vasos, telhas…

Most popular

Most discussed