Apuama

Palestra sobre o bambu

Ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros, o bambu vem cada vez mais mostrando o seu grande potencial em diversas áreas de aplicação. Em diversos locais, tais como, universidades, centros de pesquisa e laboratórios o bambu tem se mostrado um interessante material para aplicações na construção, em artesanato, na confecção de instrumentos musicais e até mesmo na área da alimentação.

O video foi gravado durante uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Antonio L. Beraldo, durante o Encontro Nacional de Sustentabilidade – ENSUS 2018, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina. Embora a qualidade técnica do video deixe a desejar, trata-se de uma rara ocasião de acompanhar tanto o passado do bambu no Brasil, assim como o que existe de tecnologia de ponta para esse incrível material.

A partir de uma abordagem histórica sobre a ocorrência dos principais bambus no Brasil, apresentam-se suas principais características físico-mecânicas, assim como, igualmente, aborda-se a questão crucial do tratamento preservativo a ser aplicado aos colmos, visando aumentar sua duração em serviço.

A composição do bambu com outros materiais, assim como a abordagem na utilização de compósitos à base de bambu também foi destacada, apresentando-se, inclusive, resultado de pesquisa inédita desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, evidenciando a potencialidade do bambu na indústria alimentícia.

Finalmente, destacam-se os aspectos atuais relacionados à padronização de ensaios a serem aplicados ao bambu, buscando atribuir-lhe procedimentos similares à normatização adotada para outros materiais de construção.

 

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=qJusypWgQks

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed