Apuama
bambucreto

Placas cerâmicas armadas com bambu

O bambu é um material com grande possibilidade de utilização no setor da construção, tanto diretamente como também combinado com outros materiais. Na maioria das pesquisas realizadas com esse material, apresentam-se resultados sobre o comportamento físico-mecânico de bambus de grande diâmetro, tais como aqueles pertencentes aos gêneros Dendrocalamus e Guadua. No entanto, alguns bambus de pequeno diâmetro (algumas espécies pertencentes ao gênero Phyllostachys, por exemplo) também podem se adequar para  a construção, principalmente no meio rural, na confecção de placas pré-fabricadas com blocos cerâmicos vazados (tijolos baianos).

O presente trabalho foi adaptado de um artigo publicado anteriormente nos Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), realizado em 1990, em Piracicaba – SP. Em 1990, na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), testou-se a utilização de placas pré-fabricadas de blocos cerâmicos vazados reforçadas com vara-de-pescar (cana-da-índia), em pequenas construções destinadas, sobretudo, ao meio rural. Na montagem das placas foram utilizadas tábuas como gabarito, tendo uma delas orifícios para  a passagem da ponta das varas-de-pescar. Os blocos cerâmicos vazados foram dispostos em duas fileiras paralelas, colocando-se as varas-de-pescar na região central entre as fileiras dos blocos. A seguir, colocava-se concreto entre as fileiras de blocos (envolvendo as varas-de-pescar) e entre blocos da mesma fileira.

As tábuas eram então desmontadas para permitir a confecção de novas placas. Após a cura (7 dias), as placas foram utilizadas na construção de uma cozinha, de uma pequena mureta e de uma mureta de proteção de um terreiro para secagem de produtos agrícolas. O trabalho apresentou grande repercussão na mídia, tendo sido objeto de reportagem apresentada na Revista Globo Rural, de grande penetração no meio rural. Posteriormente, a parede foi revestida com argamassa e, após 26 anos, pode-se observar o bom desempenho das placas pré-fabricadas, evidenciando uma possibilidade de aplicação desse material pré-fabricado em construções.

Resumo

Grande número de construções pode ser feita com a utilização de materiais alternativos, ou através da composição dos mesmos com outros materiais convencionais. O uso de placas cerâmicas armadas com bambu e concreto (“bambucreto”) torna-se uma alternativa adequada para várias construções rurais, principalmente pela facilidade de execução das peças e da utilização de mão-de-obra simples.

Palavras-chave

placas cerâmicas, bambu, método construtivo, construções alternativas

Abstract

Several rural constructions could be made utilizing only alternative materials and its composition with other non-conventional ones. The choice for structured ceramic boards with bamboo stems and concrete (“bamboocrete”) becomes an appropriate alternative technology. The described method is recommended for Third World because of its simplicity of execution and non-skilled labor required.

Keywords

ceramic boards, bamboo, construction method, alternative buildings

Download

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed