Apuama

Produção de máquinas e capacitação em Moçambique

Apoio ao desenvolvimento urbano de Moçambique – produção de máquinas e capacitação de técnicos: No período de 28 de novembro a 16 de dezembro de 2016, técnicos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp participaram de uma missão na cidade de Nampula, Moçambique, em cumprimento da etapa final de um Acordo de Cooperação Brasil-Moçambique, sob os auspícios da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – Ministério de Relações Exteriores (MRE), com o apoio técnico da Caixa Econômica Federal (CEF).

Objetivos: na primeira etapa do treinamento, foram capacitados 35 artesãos nas atividades básicas de medição, ferramentaria, usinagem, solda etc. O objetivo era o de formar pessoal capacitado a reproduzir, mediante a utilização de gabaritos, máquinas similares àquelas projetadas e desenvolvidas pela Unicamp; na segunda etapa, foram capacitados 28 artesãos atuantes na produção de blocos prensados de solo-cimento e de telhas onduladas de argamassa de cimento, areia, com adição de biomassa vegetal.

Além dos treinamentos, também foram entregues aos participantes três publicações, duas delas relativas às atividades de produção de máquinas e a terceira voltada à utilização uma prensa e de três acessórios para a preparação do solo para a produção de blocos prensados de solo-cimento e de uma mesa vibratória destinada à produção de telhas onduladas.

Equipe da Unicamp: o projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Antonio José da Silva Maciel, que infelizmente faleceu em novembro deste ano, sem nunca ter participado de missão a Moçambique. No entanto, fruto de seu intenso trabalho, seu doutorando Cezário Benedito Galvão cumpriu com maestria suas tarefas nos treinamentos; também participaram dos treinamentos o técnico mecânico Luiz Carlos Silva e o Professor Dr. Antonio Ludovico Beraldo (Coordenador Substituto). Em ambos treinamentos houve o suporte técnico da CEF, nas pessoas do arquiteto Júlio Barbosa e do MSc Ítalo Neves.

Equipe de Moçambique: participaram das atividades desenvolvidas técnicos do Ministério de Obras Públicas e Recurso Hídricos (MOPRH), além de engenheiros e arquitetos.

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed