Apuama

Sistema construtivo para moradias populares

Um sistema construtivo proposto pelo arquiteto colombiano Álvaro Mosquera poderia se tornar uma solução viável para combater o déficit habitacional na América latina, devido ao seu baixo custo, sua versatilidade e às suas propriedades sismos-resistentes.  Tal sistema se insere no conceito da “bioarquitetura” porque retoma as técnicas construtivas tradicionais de materiais simples como o “bahareque”  e as moderniza para alcançar uma otimização no uso dos recursos.

O sistema foi desenvolvido e explorado em diversas zonas socioculturais da Colômbia para diversos usos, provavelmente devido à sua simplicidade, facilidade construtiva, eficiência e versatilidade. A técnica abre a possibilidade de que uma família com poucos recursos financeiros e utilização de técnicas simples, materiais e ferramentas mais comuns (serrote, machadinha, formão, martelo, pregos, grampos, arame farpado, costaneiras, argamassa de acordo com o tipo de areia de cada região, madeira roliça, serrada ou bambu Guadua), possa, por meio da autoconstrução,  enfim ter sua casa própria, resistente e segura.

 

http://pltfr.ma/1mZSllh

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed