Apuama

A madeira e sua sustentabilidade na construção civil

A madeira faz parte do cotidiano do ser humano desde tempos imemoriais, tratando-se de um material disponível e sustentável, pois pode ser obtida a partir de plantios. Na forma de abrigos rústicos ou mesmo para gerar energia por meio da combustão, a madeira ocupa lugar de destaque dentre todos os materiais utilizados para os mais variados fins.

No entanto, no Brasil a madeira ainda não tem merecido o devido destaque, quando é confrontada com demais materiais de larga utilização na construção civil, tais como o concreto e o aço. Um dos motivos deve-se à falta de publicações específicas que visem divulgar as características físico-mecânicas das principais espécies madeireiras disponíveis comercialmente. Dessa forma, os profissionais atuantes na área da construção civil não dispõem adequadamente  de informações atualizadas das características físico-mecânicas desse nobre material.

A presente publicação, fruto de décadas de experiência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT – SP) – Divisão Madeiras, apresenta-se como uma excelente fonte de informações sobre as características e aplicações das principais madeiras comerciais brasileiras.

 

Link

madeiras_uso_sustentavel_na_construcao_civil

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed