Apuama

Tecnologias construtivas de baixo carbono. Bambu.

Bambu: Características e aplicações; teoria e prática.

Período: 02 a 03 de setembro de 2019

Local: Instituto de Arquitetura – USP, São Carlos, SP

Inscrições: canteiroescolatcbc@gmail.com

 

São Carlos – considerada a “capital da madeira” no Brasil, devido ao trabalho pioneiro desenvolvido pelo Prof. Dr. João César Hellmeister, que culminou na formação de centenas de pesquisadores no Brasil, irá sediar em setembro um importante evento sobre bambu.

Embora tecnicamente o bambu não possa ser considerado uma madeira, também se trata de um material lignocelulósico, ou seja, constituído de fibras celulósicas enrijecidas por uma matriz de lignina.

Imagina-se que todo o conhecimento adquirido na EESC-USP no estudo da madeira, junto ao Laboratório de Madeiras e de Estruturas em Madeiras (Lamem), poderá ser canalizado para a investigação científica sobre o bambu. Tal aspecto é de suma importância tendo em vista que já se encontra em tramitação junto à ABNT a “Norma Brasileira para Estruturas de Bambu”. Conforme informações recentes desse órgão, em breve a referida norma será disponibilizada para consulta pública. Dessa forma, o bambu também passará a ser considerado um material apropriado para construções, sendo submetido, à medida do possível, a ensaios similares àqueles destinados à caracterização físico-mecânica da madeira.

Dessa forma, o evento visa congregar estudantes, engenheiros, arquitetos e demais interessados em adquirir conhecimentos sobre essa planta maravilhosa e ainda desconhecida por nós brasileiros – o bambu.

O curso, com duração de dois dias, iniciar-se-á com apresentações teóricas sob responsabilidade do Prof. Dr. Antonio L. Beraldo, atualmente Professor Colaborador na Faculdade de Tecnologia da Unicamp, co-autor de livros sobre bambu e responsável pelo site www.apuama.org. Serão abordados os seguintes temas: características e aplicações das principais espécies de bambu; ensaios físico-mecânicos aplicados ao bambu; tratamentos preservantes; bambu engenheirando; compósitos à base de bambu, dentre outros.

No segundo dia, as atividades práticas serão realizadas sob responsabilidade do Eng. Luiz Aleixo, na Estância Nativa, com acesso pela Rodovia São Carlos-Ribeirão Preto. Serão demonstrados o corte de colmos de algumas espécies disponíveis localmente, e a preparação de mudas das mesmas. A seguir, os participantes visitarão as instalações da Estância Nativa, onde serão desenvolvidas atividades práticas sobre o corte e ligações de peças em bambu. Também assistirão a prática do tratamento preservativo de colmos por diversos métodos. No período da tarde, os participantes visitarão o galpão de armazenamento de colmos e de processamento de ripas de bambu. Finalmente, os alunos retornarão à Estância Nativa para a prática de maquetes e acompanhamento de montagem de estruturas em bambu.

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed