Apuama

Tratamento em wetlands utilizando carvão de bambu

No XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp foram apresentados dois trabalhos sobre wetlands abordando tratamentos de águas residuárias, nos quais se testou o efeito da adição de carvão de bambu.

Eficiência de retenção de fósforo total em wetlands cultivadas com mini-papiro

Gustavo M. Nagasaka, Julyenne M. Campos, Antonio L. Beraldo, Denis M. Roston.

Resumo
O aumento populacional acarreta a geração de maior volume de esgoto, muitas vezes descartados de forma incorreta nos corpos d’água ou no solo, o que pode vir a causar a poluição de mananciais superficiais e subterrâneos, podendo até inutilizá-los. Constructed wetlands são um método alternativo de tratamento que se assemelham aos sistemas naturais, e têm como vantagem o baixo custo de implantação e manutenção, economia de energia elétrica durante seu funcionamento, além de serem eficientes na remoção de poluentes e possuírem um lado ornamental, se incorporando à paisagem local. Este trabalho abordou a eficiência de retenção de fósforo entre dois sistemas com diferentes meios suportes em constructed wetlands cultivadas com a macrófita mini-papiro, e tempos de detenção hidráulica (TDH) de 2 e 4 dias. Na primeira wetland utilizou-se apenas brita número 1 como meio suporte, e na segunda brita número 2 e carvão de bambu. Os resultados indicaram que os diferentes meios suportes não demonstraram diferença expressiva na eficiência de retenção de fósforo total, tendo maior influência devido ao tempo de detenção hidráulica (TDH), no qual 4 dias obteve maior eficiência na retenção.

Mecanismos de retenção de nitrogênio em wetlands cultivadas com Cyperus isocladus

Raquel de M. Matos, Julyenne M. Campos, Antonio L. Beraldo, Denis M. Roston.

Resumo
Um dos maiores problemas de saúde ultimamente tem sido a falta de saneamento básico para população. O resultado são instalações sanitárias inadequadas que podem transmitir diversas doenças graves. Sabe-se que existem outras maneiras de tratar efluentes além do modo tradicional. Uma dessas maneiras é por meio de wetlands – tratamento de baixo custo de operação e instalação, e que possui alta eficiência no tratamento. Sabe-se também que após o efluente ter sido tratado, ainda há presença de contaminantes e nutrientes na água. Visto isso, este trabalho tem por objetivo avaliar a remoção de nitrogênio da água residuária sintética por wetlands laboratoriais. Para isso, foram utilizadas duas wetlands com a macrófita mini-papiro (Cyperus isocladus), com meios suportes diferentes: WL1 (brita) e WLC (brita e carvão de bambu) tratando água residuária sintética. O tempo de detenção hidráulica (TDH) avaliado foi de 2 e 4 dias.Os resultados mostraram que a remoção máxima foi de 85% para nitrito, 83% para nitrato, 45% para nitrogênioamoniacal e 30% para nitrogênio total Kjeldahl. Foi possível concluir que a diferença de retenção do nitrogênio entre os dois tratamentos não foi influenciada pelos diferentes TDH.

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994) - o autor possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed