Apuama

UFSC publica um novo livro sobre bambu

Organizado pelos Professores Lisiane Ilha Libreloto (Universidade Federal de Santa Catarina) e Fabiano Ostapi (Universidade Tecnológica, Pato Branco – PR), o livro contou com a colaboração de diversos autores, das mais diferentes instituições de ensino e de pesquisa sobre o bambu.

No Capítulo 1, abordam-se as principais espécies de bambus nativas do Brasil, além de espécies exóticas de interesse econômico. No Capítulo 2, o enfoque é voltado para as características biológicas do bambu, com o detalhamento de seus componentes.  As propriedades físicas, químicas e mecânicas foram objeto do Capítulo 3, no qual também se destacam os procedimentos laboratoriais visando à caracterização mecânica do bambu, além de ensaios não destrutivos a ele aplicados.

O Capítulo 4, dedica-se à apresentação dos principais organismos patógenos que degradam o material. A cadeia produtiva do bambu é o enfoque do Capítulo 5, enriquecida pela apresentação das etapas de montagem de um protótipo construído no Campus da UFSC.

No Capítulo 6, aborda-se um dos principais aspectos envolvidos na utilização do bambu – a baixa durabilidade natural da maioria das espécies. Apresentam-se os principais tratamentos aplicados aos bambus, discorrendo-se igualmente sobre os principais produtos preservantes do bambu.

O Capítulo 7 é ricamente ilustrado com as etapas e os equipamentos necessários para a produção de bambu com alto valor agregado, por meio da laminação e beneficiamento, obtendo-se o bambu transformado. No Capítulo 8, o design com bambu é ricamente ilustrado, por meio da apresentação de trabalhos desenvolvidos na Unesp – Bauru.

No Capítulo 9, apresentam-se resultados de avaliações técnicas conduzidas em diversas construções em bambu, situadas nas regiões Sul e Sudeste. São comentadas as principais patologias observadas, além das estratégias aplicadas pelos construtores visando à proteção do bambu pelo projeto.

Finalmente, no Capítulo 10, comenta-se sobre a sustentabilidade das construções com o bambu. Da mesma forma, destaca-se o esforço desenvolvido por diversos pesquisadores na elaboração de norma técnica sobre as estruturas em bambu.

Trata-se, portanto, de apresentar  o resultado de uma grande parceria entre diversas instituições, cada uma delas contribuindo, de forma importante, para que o público tenha acesso gratuito ao estado da arte atual em bambu no Brasil.

 

Link

https://issuu.com/jlmartinss/docs/bambu_-_caminhos_para_o_desenvolvim

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed