Apuama

Utilizações do bambu no design – Unesp – Bauru

Fruto do abnegado esforço do Prof. Dr. Marco Antonio dos Reis Pereira, co-autor do livro “Bambu de Corpo e Alma”, e docente na Unesp – Bauru, o “Projeto Bambu” alça novos voos. Além de ser o responsável pela importante coleção existente na Fazenda Experimental do Campus Bauru, o Prof. Pereira sempre vem buscando novos campos para aplicação do bambu.

Inicialmente, buscou convencer os agricultores do Assentamento Aimorés, situado em Pederneiras – SP, a acreditarem no potencial do bambu como forma de valorização das atividades agrícolas. Dessa forma, alguns agricultores foram treinados para usinarem o bambu em equipamentos existente no Laboratório de Processamento do Bambu.

Ao mesmo tempo, os agricultores também aprenderam a produzir mudas de diversas espécies de bambus, principalmente aquelas que apresentam maior valor comercial: Dendrocalamus asper e Guadua angustifolia. Em paralelo, também foram incentivados a plantarem algumas mudas no próprio assentamento, para que tivessem um futuro suprimento de matéria-prima.

O projeto alcançou grande repercussão nacional, tendo sido contemplado com vários tipos de apoios institucionais, sendo muito importante a construção no assentamento rural de um galpão cuja estrutura superior foi toda produzida com bambus coletados na área experimental da Unesp. Esse galpão destina-se a abrigar equipamentos, servindo, igualmente, para a produção de vários artefatos à base de bambu, tais como, colheres de variados tipos.

Na Unesp – Bauru, um dos cursos de maior destaque é o de Design de Produtos. Logo, como uma consequência natural foram unidos dois importantes setores: o processamento mecânico do bambu e sua utilização no design de variadas formas.

Os alunos de graduação e de pós-graduação enxergaram o potencial que teria o bambu para a consecução de seus projetos e brindaram o público com uma sucessão de objetos de rara beleza. Os objetos contemplam tanto aplicações do bambu em sua forma natural como também na forma de Bambu Laminado Colado (BaLC).

Link

http://bambu-unesp-bauru.github.io

Galpão – Assentamento Aimorés

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed