Apuama

Veículos feitos com fibras de bambu podem ser tornar uma realidade

Compósito é um tipo de material constituído por uma matriz  reforçada por fibras, geralmente sintéticas. De grande utilização nas indústrias aeronáutica e automobilística, componentes dos veículos geralmente são feitos com fibras de carbono, de elevado custo, e cujos resíduos não são “amigáveis” ao meio ambiente. Por outro lado, o bambu pode se mostrar em um futuro próximo como uma fonte alternativa de fibras para aplicações sofisticadas. Esse novo compósito  já está sendo testando na fabricação de componentes do Toyota Lexus. Para quem duvida dessa possibilidade “impensável”, basta lembrar que um dia a Lamborghini só fabricava tratores agrícolas e era um dos clientes da Ferrari.

 

http://www.bbc.com/autos/story/20140523-car-industrys-miracle-material?ocid=ww.social.link.facebookhttp://www.bbc.com/autos/story/20140523-car-industrys-miracle-material?ocid=ww.social.link.facebook

Antonio

Licenciado em Matemática (USP-1974), Engenheiro Agrícola (UNICAMP, 1980), Mestre em Eng. Agrícola (UNICAMP, 1987), Docteur en Sciences du Bois (ENSTIB, Nancy, France, 1994). Possui enorme admiração pela "Dádiva dos Deuses" - o Bambu. Co-autor do livro "Bambu de Corpo e Alma", agora em segunda edição, e administrador do site www.apuama.org, projeto pessoal desenvolvido desde 2009.

Envie comentário

Most popular

Most discussed