Matéria publicada na Revista FAPESP – Setembro de 2010
Considerada como o “Rei das Gramíneas”, no Brasil o bambu está muito próximo de alcançar um status ainda até a pouco inimaginável. No dia 28 de agosto, nas dependência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, será assinado um convênio entre os ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia com a EMBRAPII, visando o financiamento para o desenvolvimento de pesquisas e de negócios relacionados ao bambu. Além dos ministros das referidas pastas, vários representantes do setor acadêmico e empresarial estarão presentes nesse importante e inédito evento.
No dia 29 de agosto, haverá a continuação do evento, com o deslocamento dos participantes para a cidade de Pardinho, próxima a Botucatu. Nesse local, encontra-se o Centro Cultural Max Feffer – a mais importante obra já construída em bambu no Brasil. Também nessa localidade encontra-se O Instituto Jatobás, sediado na Fazenda dos Bambus, uma iniciativa da Sra Betty Feffer, colaboradora em nosso livro “Bambu de Corpo e Alma”, agora em sua segunda edição.
A reportagem anexada, embora tenha sido realizada em 2010, ainda é atual, pois destaca os principais problemas que ainda impedem a larga disseminação de utilização do bambu no Brasil. Também apresenta a visão de acadêmicos sobre as possibilidades de utilização do bambu em nosso país.
Download
Bambu – Fapesp

