“Importadas” da Austrália, várias espécies de eucalipto foram testadas pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Seus principais usos foram gerar vapor para as locomotivas e fabricação de dormentes. Atualmente, várias espécies de árvores denominadas vulgarmente de “eucalipto” encontram-se espalhadas pelo território nacional. No entanto, embora pertençam ao gênero Eucalyptus, tais árvores podem apresentar características muito diferentes. Por este motivo a correta identificação das espécies para a aplicação no setor da celulose e papel, ou para fins energéticos é muito importante.
Visando suprir essa lacuna na identificação das espécies de eucalipto, será lançado no dia 14 de outubro de 2016, na ESALQ/USP em Piracicaba (SP), o livro “Eucalyptus no Brasil – Zoneamento Climático e Guia para Identificação” (ISBN: 98-901358-1-0), que contém mais de 500 ilustrações e mais de 50 mapas, apresentando 47 espécies comumente plantadas no país.
Este guia serve como ferramenta para produtor rural e urbanistas para identificação do eucalipto Brasileiro. O livro traz ainda informações relevantes na forma de gráficos, tabelas e mapas. Uma chave de identificação ajuda na identificação das espécies (com fotografias de folhas, flores, frutos, etc).
Autores e Edição
O livro será publicado pela Editora IPEF. A autoria é dos pesquisadores Thiago Bevilacqua Flores, Clayton Alcarde Alvares, Vinicius Castro Souza e José Luiz Stape.
Clayton Alvares informa que “desde o seu início, o livro foi desenvolvido com forte interação com o IPEF. Thiago foi estagiário do Instituto e atuou no projeto Teste de Uso Múltiplo do Eucalipto – TUME, e teve todo o suporte do IPEF, notadamente da equipe de sementes, e também do Grupo Florestal Monte Olimpo”.
Para adquirir o livro
http://ipef.br/publicacoes/guiaeucalyptus/adquirir.asp
Acesse o site

