Autor: Gustavo Paula Gonçalves de Oliveira
TFG – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU-USP
Orientação: Maria Cecília Loschiavo dos Santos, Rose Moraes Pan e Luiz Bargmann
Ano: 2016
Nesse video, apresentam-se entrevistas realizadas pelo autor, abordando interessantes aspectos relacionados com a trajetória do bambu no Brasil. Inicialmente, o Prof. K. Ghavami, da PUC-RJ, destaca aspectos históricos de sua trajetória na busca da valorização do bambu junto à comunidade científica, principalmente voltada ao setor da construção civil. Também seus colegas da PUC-RJ, Prof. Ripper e Mário Seixas, destacam a viabilidade na utilização do bambu em modelagens e construções leves, antevendo a aplicação do bambu em vários materiais engenheirados.
O Eng. Agrônomo Antonio Salgado, um dos pioneiros na divulgação do bambu no Brasil, responsável pela formação de diversas coleções de bambus em várias partes do país, deixa seu testemunho sobre a viabilidade econômica na utilização do bambu.
A arquiteta Celina Llerena confessa seu sonho de que a academia e os utilizadores do bambu nas construções possam ainda um dia atuarem conjuntamente, de forma que os fundamentos teóricos possam vir a embasar a montagem de estruturas em bambu.
O Prof. Marco Pereira, responsável pela implantação do Projeto Bambu junto à Unesp – Bauru, discorre sobre sua experiência na utilização dessa fantástica planta, buscando incentivar os estudantes dos cursos de Design e de Arquitetura a se dedicarem à aplicação do bambu em suas atividades.
E, finalmente, porém não menos importante, apresenta-se o testemunho de representante da família Miyazake – Cortinas Take – a primeira empresa brasileira a apostar na viabilidade econômica do bambu.

